No contexto da Educação Infantil a linguagem
corporal pode ser entendida como o meio usado pelas crianças para expressar o
que pensam, sentem e desejam transmitir, como ideias, pensamentos e emoções
utilizando gestos e movimentos do corpo. Estimular a criança a utiliza- lá é
uma maneira de contribuir para seu pleno desenvolvimento cognitivo e social.
Para isso é preciso que a criança seja compreendida de uma forma mais ampla,
propondo experiências sobre as quais será possível fundamentar a construção dos
saberes, conhecimentos e capacidades. Nesse contexto, entender o corpo como
aquele que nos permite ser, ocupar espaços, fazer parte do mundo, construir
sentidos, aprender, comunicar, dialogar e interagir numa totalidade integrada
do corpo está sintetizado no que chamamos corporeidade.
Apoiados em informações das ciências cognitivas e neurociências e
frente aos novos paradigmas de entendimento sobre o corpo e a cognição, autores propõe e apontam novos caminhos
que podem servir como parâmetros para novas organizações curriculares. Entre
eles podemos citar Gibbs (2006, p. 276) afirmando que:
A cognição
ocorre quando o corpo
interage com os mundos
físico e cultural e deve ser
estudada em termos
das interações dinâmicas
entre pessoas
e seu meio .
A linguagem e o pensamento
emergem a partir de padrões
recorrentes de atividade
corporificada que abriga
o comportamento inteligente
em
ação . Não
devemos supor que
a cognição seja puramente
interna , simbólica, computacional e desencarnada,
mas buscar os
vários modos
que linguagem
e pensamento estão inextricavelmente
modelados pela ação
corporificada.
Com isso, a educação se vê perante um grande
desafio passando a ser necessário um processo de mudanças estruturais,
conceituais e práticas para que se entenda o corpo como uma forma de
inteligência, ou seja, mente corporificada. Assim, o corpo deve ser
entendido como mediador da aprendizagem, já que toda a aprendizagem tem
um registro corporal, não existindo internalização da
aprendizagem sem corporalização. Vemos assim que na Educação Infantil
entender a criança a partir de suas manifestações não verbais, entre elas a
Linguagem Corporal, é compreendê-la de uma forma mais ampla, propondo
experiências sobre as quais será possível fundamentar a construção de seus
saberes, conhecimentos e capacidades.
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